"É preciso, sobretudo, e aí já vai um destes saberes indispensáveis, que o formando, desde o princípio mesmo de sua experiência formadora, assumindo-se como sujeito também da produção do saber, se convença definitivamente de que ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua produção ou a sua construção."

Paulo Freire

O PROIC UFSB trata-se de Programa de Extensão vinculado ao Instituto de Humanidades, Artes e Ciências (IHAC) e Centro de Formação em Ciências da Saúde (CFCS) da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), campus Paulo Freire, localizado no extremo sul da Bahia.

Este Programa de Extensão envolve dois projetos:

 

  • O ProIC-APS - Projeto em Intensificação de Cuidados na Atenção Primária à Saúde Marcus Vinicius & Antonio Lancetti; e

  • O GESPOP, Grupo de Estudos Interdisciplinares em Subjetividade e Populações Vulneráveis Neusa Santos Souza.

Os referidos projetos nascem de iniciativas diversas (ações e projetos) desenvolvidas no campus Paulo Freire da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), município de Teixeira de Freitas/BA. Alinhados à Política Nacional de Extensão Universitária, compromete-se com as realidades do território, com o enfrentamento das desigualdades e injustiças sociais e de saúde que caracterizam o país e com o desenvolvimento regional, na medida em que aproxima Universidade e Sociedade através da formação interprofissional compromissada.

Quem foi Manuel Querino?

Manuel Raymundo Querino, que dá nome ao nosso Programa de Extensão, nasceu no município de Santo Amaro da Purificação, no Recôncavo Baiano, em 1851. Homem negro, intelectual e abolicionista, se destacou como arquiteto, político, desenhista, pintor, decorador, historiador e ensaísta. Uma de suas obras de maior destaque chama-se "o colono preto como fator da civilização brasileira", fundamental para pensar as contribuições do negro africano para a formação da sociedade brasileira. Faleceu em 1923. Sua trajetória inspirou a criação de Pedro Archanjo, personagem do livro Tenda dos Milagres, de Jorge Amado.

O Projeto em Intensificação de Cuidados na Atenção Primária à Saúde Marcus Vinicius & Antonio Lancetti (ProIC-APS) tem por base o fortalecimento das práticas de cuidado à saúde mental na Atenção Primária, porta de entrada do SUS, no município de Teixeira de Freitas/BA. Dos conceitos de Clínica Peripatética e Intensificação de Cuidados, compreendemos o papel da clínica psicossocial feita no espaço onde os sujeitos habitam e a vida pulsa, no território, enquanto se transita na comunidade.

 

Recursos diversos são articulados, como escuta aos familiares, passeios, Atenção Domiciliar, Acompanhamento Terapêutico, assessoria para acesso aos direitos sociais, com a finalidade última de garantir compatibilidade entre a oferta e as necessidades, através da intensificação da presença supervisionada. Embora o PIC tenha sido desenvolvido por Marcus Vinicius como projetos de extensão em hospitais psiquiátricos e serviços substitutivos, compreendemos que a Intensificação de Cuidados se apresenta como “caixa de ferramentas” potente a ser implementado também no contexto da Saúde da Família, amplificando o alcance da Atenção Psicossocial no território, aproximando as Equipes de Saúde da Família (EqSF) das necessidades de saúde mental, escutando o sofrimento psíquico antes de seu agravamento e preparando discentes para o manejo vincular e para o cuidado aos usuários e suas famílias. 

 O projeto de extensão Grupo de Estudos Interdisciplinares em Subjetividades e Populações Vulneráveis Neusa Santos Souza (GESPOP) visa, por um lado, possibilitar o aprofundamento teórico-conceitual e ético-político dos discentes participantes nas investigações a respeito das questões relativas à população em situação de rua e às pessoas que fazem uso prejudicial de substâncias psicoativas em contextos de exclusão, marginalização e precarização do acesso aos serviços, e por outro, possibilitar o desenvolvimento de habilidades de escuta e cuidado junto às pessoas em situação de rua na perspectiva da Redução de Danos e da garantia de direitos, através da participação de estudantes de primeiro e segundo ciclo na realização de tais práticas no contexto de serviços de saúde e assistência social voltados para a atenção, diálogo e cuidado às pessoas em situação de rua.

Contato:

Prof. Silier Andrade Cardoso Borges

Coordenador do PROIC UFSB

silier.borges@gfe.ufsb.edu.br

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now